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Repositório Institucional











Cód. Autor Título Resumo Palavras-chave Cursos Data Cadastro Data Biblioteca Ações
275 Pedro Henrique Aguiar Pinto¹ Thiago Pereira dos Santos² MERCADO FINANCEIRO: ANÁLISE DOS MÉTODOS DIFERENCIAIS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA CIDADE DE SETE LAGOAS – MG Atualmente acredita-se que as Cooperativas de Crédito estão fortemente reforçadas no mercado, principalmente na constante modernização do crédito cooperativo, seus grandes esforços de atualização fazem conseguir um nível alto de competitividade no mercado financeiro. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi de avaliar a importância das Cooperativas de Créditos no mercado financeiro de Sete Lagoas-MG e seus diferenciais para seus clientes. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa do tipo exploratória, com estudo de caso, realizado na Cooperativa de Crédito de Sete Lagoas SICOOB CREDISETE, na matriz localizada na Praça Barão de Rio Branco 170, Centro de Sete Lagoas, por meio da aplicação de um questionário para 68 (sessenta e oito) associados do SICOOB/CREDISETE. Verificou-se que as taxas menores e o atendimento são elementos principais para uma forte concorrência frente às Instituições Bancárias convencionais. Em síntese o estudo proporcionou uma grande experiência acadêmica com informações sobre o Cooperativismo de Crédito e novas ideais para melhoria na entidade pesquisada. Cooperativas de Crédito. Cooperativismo. Mercado Financeiro. Ciências Contábeis 05/04/2022 20/12/2020
276 Poliane Pereira de Freitas¹ Flavia de Carvalho Barbosa² ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA POR UM GRUPO DE IDOSAS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA NA CIDADE DE SETE LAGOAS A fim de verificar se há uso de tecnologia pelas participantes do grupo de convivência Mulheres Unidas pela Arte, o presente trabalho de graduação desenvolveu uma pesquisa qualitativa, na cidade de Sete Lagoas – MG, no ano de 2020. Tendo como eixo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) pelas componentes do grupo, a proposta se sustentou em entrevista com a fundadora e com cinco participantes. Buscou-se compreender como a tecnologia da informação e comunicação do século XXI está inserida na vida das idosas do grupo. O objetivo geral é analisar, a partir das entrevistas, a interferência da tecnologia na vida dos idosos do século XXI em grupo de convivência. Objetivos específicos: verificar se as idosas possuem conhecimento mínimo das TIC’s, se têm acesso às mesmas, entender se essas tecnologias influenciam na criação dos artesanatos desenvolvidos no grupo, relacionar pela escuta das idosas se o uso individual das TIC´s gera benefícios nos trabalhos desenvolvidos no grupo de convivência para a qualidade de vida .Com os resultados dessa pesquisa, percebe-se, a partir da análise, o uso positivo das TICs na boa qualidade de vida dessas mulheres integradas ao referido grupo. Envelhecimento. Tecnologia. Grupo de convivência. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
277 Priscila Clemencia Braga1 Flávia Carvalho Barbosa2 UM ESTUDO ACERCA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO EM EQUIPAMENTOS SOCIOASSISTENCIAIS E JURÍDICO A MULHERES QUE DESEJAM REALIZAR ENTREGA VOLUNTÁRIA DE SEUS FILHOS PARA ADOÇÃO O presente trabalho aborda o tema atendimento psicológico a mulheres em casos de entrega voluntária de crianças para adoção. A entrega voluntária é um direito da mulher resguardado por lei, tendo como propósito assegurar que essa exerça ou não a maternagem, bem como possibilitar que a criança tenha direito à vida e ao desenvolvimento em ambiente saudável. Desta maneira notou-se a viabilidade da realização de uma pesquisa que respondesse ao seguinte questionamento: Qual a relevância do acompanhamento psicológico adequado, realizado nos diversos equipamentos socioassistencias e jurídico, nos casos de entrega voluntária? A fim de responder ao questionamento, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório e abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral analisar a relevância do acompanhamento psicológico, realizado em equipamentos socioassistencias e jurídico, nos casos de entrega voluntária. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se descrever o percurso histórico da adoção e a legislação que assegura à mulher o direito da entrega voluntária de sua criança; destacar as circunstâncias irregulares que podem ser evitadas a partir do cumprimento desta legislação por meio do atendimento adequado e, por fim, investigar os procedimentos relativos e intervenções do profissional de Psicologia na acolhida e orientações a essas mulheres. Para isto aplicou-se um questionário online a quatro profissionais de Psicologia que atuam em equipamentos socioassistenciais e jurídico. Os resultados apontam para a contribuição do atendimento psicológico no auxílio à mulher, possibilitando uma decisão madura e consciente a fim de minimizar os impactos psíquicos provenientes de sua decisão. Adoção. Entrega legal. Atendimento Psicológico. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
278 Rafael Henrique Silva* Gabriela Machado Cafieiro PROFESSOR-ALUNO: UMA VISÃO SISTÊMICA DESSA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA NA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA Analisar a relação professor-aluno a partir da ótica sistêmica nos permite um aprofundamento na complexidade existente nesse contexto que constitui o sistema ensino-aprendizagem na graduação. Compreender tais complexidades pode ajudar a construir uma nova visão sobre essa relação e sua importância. Sendo assim, o presente trabalho visou compreender, partindo de uma perspectiva sistêmica, as implicações sobre a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem para a formação profissional durante a graduação. Para alcançar tal proposta, a pesquisa propôs verificar a relevância da relação professor-aluno para o processo ensinoaprendizagem, compreender a operacionalização da relação professor-aluno na instituição e apontar as possíveis implicações provenientes dessa relação no processo ensino-aprendizagem para a formação profissional. O desenvolvimento do trabalho contou com uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu através da realização de uma entrevista semiestruturada com alunos e professores do curso de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida. A análise dos dados foi realizada com base no conceito de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam a grande importância dessa relação para o processo de ensino-aprendizagem na graduação. As relações estabelecidas na instituição não apresentaram grande incidência conflituosa, apesar de evidenciar alguns episódios isolados. As metodologias são apontadas como fundamentais para a manutenção da boa relação, e reforçam a necessidade de metodologias mais dinâmicas e inclusivas. A constatação sobre a influência da relação professor-aluno para a constituição do aluno como futuro profissional é unânime, mas a forma como o aluno assimila tais influências é individual. Relação professor-aluno. Ensino-aprendizagem. Análise sistêmica Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
279 Regiane Machado de Paula∗ Gabriela Machado Cafieiro∗∗ “ENFERMAGEM POR AMOR”: ESTUDO SOBRE FATORES MOTIVACIONAIS QUE FAVORECEM O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DA CIDADE DE PARAOPEBA – MG. O trabalho no âmbito da saúde pública enfrenta vários desafios. Nesse contexto se destaca o trabalho realizado pela equipe de enfermagem. É importante que essa equipe tenha motivações significativas para exercer uma profissão intensa e essencial, que demanda coragem para o enfrentamento das dificuldades existentes na saúde pública, assim questionou-se: quais os fatores motivacionais que favorecem o exercício da profissão de uma equipe de enfermagem, atuante na UPA da cidade de Paraopeba – MG? O presente trabalho objetivou compreender os principais fatores motivacionais que favorecem o exercício da profissão da equipe de enfermagem. E como objetivo específico, buscou-se analisar quais fatores favorecem a manutenção de um ambiente de trabalho satisfatório para essa equipe. Para realizar esta pesquisa foi efetuado um estudo de caso. O presente estudo foi embasado no método indutivo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com quatorze participantes. Os dados foram interpretados e categorizados de acordo com a análise de Bardin (2011). Os resultados apontaram que o diálogo, a ética e o trabalho em equipe são fatores essenciais para a manutenção de um ambiente satisfatório. Além disso, o estudo evidenciou a importância em oferecer treinamentos efetivos para a equipe de saúde. E por fim, na UPA onde se realizou o estudo, o serviço oferecido pela instituição é visto como satisfatório para a equipe de enfermagem. Motivação. Desempenho. Saúde. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
280 Ricardo Moreira De Araújo  Juliana Neves de Paula e Souza TRIAGEM DE SÍFILIS EM UM LABORATÓRIO CLÍNICO PRIVADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS- MG A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível que vem apresentando índices de contágio alarmantes nos últimos anos. Para tanto, a partir da realização de um estudo de caráter descritivo, retrospectivo, de cunho documental com análise quantitativa, foi possível determinar o número de pessoas diagnosticadas e notificadas com sífilis adquirida e congênita em um laboratório clínico da rede privada no município de Sete Lagoas- MG, entre os anos de 2017 a 2019. A partir destes dados foi possível traçar o perfil de gênero de maior acometimento bem como diagnóstico padrão utilizado para notificação. Após análises dos dados verificou-se que do total de casos (344) diagnosticados, a maioria 205 (59,59%) corresponde ao sexo feminino. Em relação à faixa etária de maior acometimento, esta ficou estabelecida entre 22 a 31 anos. Além disso, foi possível determinar pacientes com sífilis congênita, perfazendo um total de 9 crianças com idade inferior a 1 ano. Em relação aos testes de diagnóstico, 128 pacientes (37,20%) realizaram o exame complementar o (FTA-ABS) Sífilis. Notificação. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Farmácia 05/04/2022 20/12/2020
281 Rosana Fernandes Maia * Luciana Cassino ** CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: uma revisão bibliográfica A Psicologia e sua atuação na área da educação têm um longo percurso no Brasil. Desde o ano de 1962, quando a psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil, a psicologia escolar vem ganhando seu espaço no país. Porém, somente no ano de 2019, a Lei 13.935/2019 que determina a presença do psicólogo escolar nas escolas públicas foi sancionada. É necessário trazer um novo olhar sobre a psicologia escolar, visto que está presente na sociedade a visão de uma psicologia de modelo médico, com foco no aluno-problema. Nessa perspectiva, essa pesquisa buscou responder à seguinte questão: quais são as contribuições do trabalho do psicólogo no ambiente escolar? Objetivou demonstrar as contribuições da prática do psicólogo em sua atuação no ambiente escolar, descrever os problemas psicossociais mais comuns no ambiente escolar e analisar como a psicologia escolar é percebida pelos próprios psicólogos e pela comunidade escolar. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, de natureza descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizados nove artigos, sendo estes publicados a partir do ano de 2016. Os resultados foram agrupados em três categorias, sendo: O leque de atividades do psicólogo no espaço escolar; Desafios para a prática do psicólogo na escola; Resquícios de uma psicologia de modelo médico. Foi possível perceber que há várias possibilidades de atuação nesta área, porém, devido ao não entendimento por parte da comunidade escolar e a visão de uma psicologia voltada somente para o aluno que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, o psicólogo escolar enfrenta inúmeros desafios na sua atuação Psicólogo Escolar. Atuação. Contribuições. Desafios. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
282 Rosilayne Estefany Silva Santos* Antônio Carlos Marques** EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015: UM ESTUDO SOBRE SEU IMPACTO NA ARRECADAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERIAS O objetivo deste artigo é discorrer sobre as alterações promovidas pela Emenda Constitucional (EC) nº 87/2015 na arrecadação do estado de Minas Gerais. Justifica-se pela necessidade de um estudo sobre os impactos econômicos gerados pela promulgação da Emenda Constitucional 87/2015 no estado de Minas Gerais. A importância deste trabalho para a população em geral se dá mediante informações que poderão complementar o conhecimento sobre o imposto incidente sobre mercadorias e serviços e suas alterações ao longo dos anos. Nesse contexto pretende-se responder a seguinte questão norteadora: “Quais os impactos da Emenda Constitucional nº 87/2015 na arrecadação do estado de Minas Gerais?”. Com base em seus objetivos, o presente estudo, é classificado como exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se pesquisa bibliográfica. No que se refere a abordagem, é um estudo quantitativo e qualitativo, logo que, buscou analisar e interpretar os dados obtidos quanto à arrecadação tributária do estado de Minas Gerais. Os dados utilizados no estudo, foram coletados a partir de fontes secundárias, imprensa em geral e obras literárias. O presente estudo é dividido em cinco partes: introdução, referencial teórico, metodologia, apresentação e discussão dos resultados e considerações finais. ICMS; Comércio eletrônico; Emenda Constitucional nº 87/2015; DIFA Ciências Contábeis 05/04/2022 20/12/2020
283 Rubens José de Oliveira Vanina Costa Dias DILEMAS DA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PELOS PROFESSORES EM ESCOLAS URBANAS BRASILEIRAS EM 2018 Este estudo tem por objetivo refletir sobre a apropriação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores nas escolas urbanas Brasileiras nos últimos anos. Nesta perspectiva a pesquisa busca responder: Quais os problemas enfrentados pelos professores das escolas urbanas Brasileiras, na inclusão da TDIC em práticas pedagógicas. A relevância deste estudo se justifica pela necessidade em conhecer os reflexos sobre a inclusão da TDIC no ensino sob a perspectiva de professores e os problemas advindos dessa utilização. Os objetivos específicos são: identificar os principais problemas para oportunizar uma educação de qualidade; refletir como os professores se apropriam das TDIC nas práticas pedagógicas; identificar as possibilidades de inclusão das TDIC na educação; identificar problemas psicossociais advindos da utilização intensiva da TDIC na educação. A pesquisa descritiva foi desenvolvida no primeiro momento, com abordagem qualitativa e como procedimento uma revisão Bibliográfica; num segundo momento foi efetuado um procedimento de análise documental na Pesquisa TIC Educação -2018. Através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, os dados foram trabalhados, conjugada com a análise lexical de textos, sugerida por Freitas. Conclui-se que a inclusão de TDIC, na educação, tem como dificuldades a falta de infraestrutura tecnológica e a formação dos próprios professores com competências e habilidades para apropriação das ferramentas, o que diz respeito ao desenvolvimento de políticas educacionais adequadas para esse processo Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Professores. Educação. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
284 Sabrina de Oliveira Rosa1 Fernanda Pereira Guimarães2 PERFIL DE CONSUMO DE TABACO NA FORMA DO NARGUILÉ DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE SETE LAGOAS - MINAS GERAIS O uso de tabaco através do narguilé apresenta-se de forma atrativa e luxuosa, mas causa inúmeros problemas na saúde do usuário, como doenças pulmonares e cânceres. Dessa forma, este trabalho questionou: qual o perfil de consumo de tabaco na forma de narguilé de uma comunidade virtual de Sete Lagoas-MG? Partiu-se das seguintes hipóteses: (i) a maioria dos usuários é composta por adultos jovens que usam rotineiramente o narguilé, (ii) os usuários conhecem os malefícios da prática; (iii) sofrem efeitos colaterais de intoxicação e dependência do tabaco. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivos: identificar o perfil de consumo dos usuários de narguilé dessa comunidade; compreender os efeitos da dependência química e a percepção do usuário de narguilé por meio de sensações sobre o efeito durante e após o uso do dispositivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, durante sete dias do mês de março de 2020, através de um questionário semiestruturado enviado a um grupo de WhatsApp de consumidores de narguilé. Foram obtidas 22 respostas que indicaram: maior consumo por adultos jovens, do sexo masculino, que utilizam o narguilé pelo menos uma vez por mês e possuíam conhecimento dos malefícios à saúde. A maioria dos entrevistados relatou tristeza, irritabilidade, ansiedade, tremores e tosse em períodos de abstinência, que podem estar associados à dependência de nicotina. Portanto, é preciso conhecer o perfil do usuário de narguilé para que os profissionais de saúde, em especial o farmacêutico, tracem medidas de controle a fim de minimizar os efeitos colaterais causados pela dependência ao tabaco. Narguilé. Tabaco. Nicotina. Farmácia 05/04/2022 20/12/2020
285 Samira Mateus Saturnino¹ Fernanda de Paula Carvalho² INAPTO TEMPORÁRIO: AS DIFICULDADES NA ENTREVISTA DEVOLUTIVA REALIZADA POR PSICÓLOGOS NAS CLÍNICAS CREDENCIADAS PELO DETRAN NA CIDADE DE SETE LAGOAS – MG. Considerando o momento de avanços no que se refere à atuação do psicólogo perito em trânsito, principalmente no que diz respeito à avaliação psicológica e, que existe uma carência de artigos científicos relacionados ao tema, o presente artigo objetiva descrever quais as dificuldades encontradas pelos psicólogos peritos em trânsito da cidade de Sete Lagoas – MG ao realizarem entrevistas devolutivas com candidatos que obtiveram o resultado de inapto temporário. Para isso o trabalho apresenta em seu desenvolvimento informações sobre o Código de Ética do Profissional da Psicologia, o processo de Avaliação Psicológica bem como, o dever do profissional ao realizar a entrevista devolutiva. A pesquisa, de natureza descritiva do tipo qualitativa, foi realizada no município de Sete Lagoas – MG, através do uso de um questionário aplicado a 2 psicólogas que atuam em clínicas credenciadas pelo Detran. Os dados aferem que existem dificuldades encontradas pelos psicólogos durante as entrevistas devolutivas com candidatos que apresentam o resultado inapto temporário, sendo elas a não aceitação do candidato diante do resultado de inapto temporário acompanhada de mudanças e/ou alterações no comportamento do candidato, além do curto prazo de tempo que o psicólogo tem para realizar todo o processo de avaliação psicológica, o que interfere diretamente no desenvolvimento da entrevista devolutiva. São descritos no decorrer do artigo alguns procedimentos de segurança e estratégias que podem dar suporte ao profissional para que o mesmo possa lidar com os desafios que foram encontrados. Avaliação Psicológica. Trânsito. Entrevista Devolutiva. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
286 Sheila Aparecida Beraldo Fonseca¹ Karine Ferreira Costa² INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA CONJUGAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO Intervenções com homens autores de violência conjugal têm sido utilizadas no combate à violência contra a mulher, que atualmente é visto como um fenômeno psicossocial. Os trabalhos realizados com agressores vêm sendo discutidos como alternativa da diminuição significativa da violência, reduzindo o comportamento violento. Assim, levantou-se como questão: quais os principais efeitos da intervenção psicológica em homens autores de violência conjugal, condenados pela Lei Maria da Penha? Para alcançar respostas para este problema, o objetivo nesta pesquisa foi identificar os principais efeitos da intervenção psicológica em homens autores de violência conjugal, condenados pela lei Maria da Penha. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica no período de agosto de 2019 a maio de 2020 com abordagem qualitativa e descritiva. Foram selecionados 9 artigos para a revisão da literatura, analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que as intervenções psicológicas em homens autores de violência conjugal realizadas em grupos reflexivos, se mostraram favoráveis, pois contribuíram para a sensibilização, diminuição da reincidência das agressões e ressocialização desse indivíduo. Agressores; Intervenção psicológica; Violência conjugal. Psicologia 05/04/2022 20/12/2020
287 Sibelli Santiago Alves da Silva* Cláudia Aparecida de Oliveira e Silva** PRINCIPAIS ADITIVOS PRESENTES EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS MAIS CONSUMIDOS POR ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURVELO - MG Aditivos Alimentares são substâncias químicas utilizadas como uma ferramenta tecnológica para propiciar maior durabilidade e aceitação do alimento pelo consumidor. No entanto, seu consumo em excesso representa risco à saúde. Neste trabalho objetivou-se investigar a frequência alimentar de produtos industrializados por estudantes adolescentes (12±1 anos) de uma escola pública em Curvelo/MG, levantar as principais classes e tipos de aditivos presentes nos alimentos mais consumidos e sua conformidade à legislação vigente. Sucos e néctares; biscoitos salgados e salgadinhos de pacote; biscoitos doces, balas e bombons e refrigerantes foram os produtos consumidos com maior frequência (4 a 7 vezes/semana) pela maior parte dos 50 entrevistados (≥ 50%). Na avaliação de 65 produtos comerciais destas categorias, observou-se que em média os produtos continham entre 3 e 6 aditivos de 3 a 4 diferentes classes. O refrigerante foi a categoria com maior média de uso de aditivos, tanto para o tipo como para a classe. Por outro lado, para 3 dos 4 biscoitos de polvilho avaliados não foi declarado o uso de nenhum aditivo. Aromatizantes e acidulantes foram utilizados em todas categorias de produtos analisadas. Identificou-se não conformidades para três alimentos (5%), devido ao uso de aditivo não autorizado (estabilizante em suco misto) ou a declaração de uso para classe não permitida (conservante em néctar misto e agente de massa em salgadinho de milho). Visto a comprovação do elevado consumo de industrializados pelos adolescentes e da ampla utilização de aditivos nos alimentos avaliados, reforça-se a importância da adesão a uma dieta adequada como estratégia de promoção e proteção à saúde. Alimentos Industrializados e Ultraprocessados. Estudantes. Frequência Alimentar. Legislação. Risco à Saúde Nutrição 05/04/2022 20/12/2020
288 Wesley da Silva Barboza* Ideraldo César de Lima Braga UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DE MARCAS PRÓPRIAS DE SETE LAGOAS-MG O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção que os consumidores de marca própria de Sete Lagoas-MG têm deste tipo de produto. O tema justifica-se pela importância do desenvolvimento de estratégias que permitam às empresas obterem produtos a custos menores, possibilitando ao varejista a prática de preços atrativos ao consumidor. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica embasada em autores clássicos e artigos atuais, pertinentes ao tema, para elaboração do referencial teórico. Também foram utilizadas as pesquisas quantitativa e descritiva, visando identificar o perfil do consumidor e variáveis referentes à sua percepção em relação às marcas próprias. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, elaborado na plataforma google forms e aplicado por meio de mídia social (WhatsApp). Foi utilizada uma amostra por conveniência, pela facilidade de acesso aos respondentes, obtendo-se 124 questionários respondidos. Para tabulação e análise dos dados, utilizou-se o aplicativo Excel, da Microsoft. Foi possível, assim, traçar o perfil do consumidor de marcas próprias de Sete Lagoas-MG, também se percebeu uma forte influência dos fatores ligados ao valor do produto, destacando-se nas respostas o preço e a qualidade dos produtos de marcas próprias. Nota-se, ainda, que o consumidor costuma comprar em redes por adotarem o uso de marcas próprias Marcas próprias. Percepção do consumidor. Valor. Administração 05/04/2022 20/12/2020
289 Adriele Henriques Santos* Fernanda de Paula Carvalho** QUEM SOU EU? IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA NEGRA A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “NEGRITUDES BRASILEIRAS” O presente estudo apresenta a discussão que envolve os temas identidade, diferença, semelhança e relações raciais. Por meio desta pesquisa procurou-se entender como se dão as influências presentes no contexto biopsicossocial que interferem na identificação de pessoas negras, temática que se torna importante, uma vez que as discussões acerca deste tema vêm crescendo. O problema de pesquisa se orienta a partir da seguinte questão: Quais os principais fatores que influenciam a constituição da identidade da pessoa negra a partir do documentário visual “Negritudes Brasileiras”? O objetivo geral buscou descrever os principais fatores que influenciam a constituição da identidade da pessoa negra encontradas no documentário audiovisual “Negritudes Brasileiras”. De forma específica buscou-se: descrever o documentário audiovisual “Negritudes Brasileiras”; identificar os principais temas que definem a identidade da pessoa negra abordados no documentário; e, por fim identificar fatores que influenciam a apresentação/apropriação da identidade da pessoa negra. A abordagem de pesquisa é de natureza descritiva, do tipo qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada a partir do documentário “Negritudes Brasileiras”. A análise de dados teve como referência a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), e apontou como resultados que, as experiências vivenciadas pelo sujeito negro e seu processo de subjetivação influenciam na sua identidade. Identidade da Pessoa Negra. Negritudes. Psicologia 05/04/2022 27/12/2019

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