Esse projeto surge da necessidade de estimular na criança a formação de hábitos no consumo de verduras e hortaliças tendo em vista que, a base de alimentos ricos em nutrientes pouco se faz presente na infância.
Como educadores sabemos que as hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. O nome do projeto foi sugestão de um aluno do Instituto V, o que demonstra o estímulo à autonomia da criança.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem, o encanto com as sementes/mudas que brotam como mágica, a prática diária do cuidado promovem oportunidades riquíssimas de aprendizado para nossos pequenos.
O cuidado e a valorização da vida e do meio ambiente também são praticados através da compostagem, feita pelas crianças e por educandos do curso de Biotecnologia da Faculdade Ciências da Vida.