1676 |
Introdução à psicologia |
|
DAVIDOFF, Linda L. |
|
O âmbito da psicologia, tópicos estudados pelos psicólogos, definição de psicologia, focalizando o geral, a psicologia hoje, perspectivas históricas, Gustav Fechner; cientista da mente, Wilhelm Wundt. fundador da psicologia cientifica, William James: observador da vida mental, psicologia do século XX; perspectivas atual , visão behaviorista, cognitiva, humanista, psicanalítica, postura eclética, tradição científica da psicologia, realidade cotidiana da ciência, princípios guia da pesquisa, definições operacionais, selecionando participantes de pesquisas humanas, metas de pesquisa, instrumentos descritivos, observações diretas, instrumentos de avaliação, estudos de casos, instrumentos explicativos, estratégia experimental, correlacional, chegando a conclusões em psicologia, analisando dados de pesquisa, psicologia e um único estudo, ciência um esforço comunitário, leis e teorias em psicologia, unidade, por que se procurar com o método cientifico, uma abordagem de senso comum sobre a sexualidade masculina, estratégias psicológicas de senso comum na vida cotidiana, ética e psicologia, ética e pesquisa com humanos, dilemas éticos, ética e psicologia , pesquisa com humanos, dilemas éticos, bases fisiológicas do comportamento e da cognição, evolução e comportamento, Charles Darwin e o conceito de evolução, a idéia de seleção natural, a evolução desde Darwin,Hereditariedade e comportamento, mecanismos básicos, genética humana, diferenças individuais, estudos família por Francis Galton , estudo de gêmeos, adoção, técnicas de procriação, investigações de anormalidades genéticas, pesquisa de consistências vitalícias, descobertas da genética do comportamento, sistema nervoso: uma visão geral , modelo input-putput, sensores e efetores, sistemas coordenadores e condutores, neurônios mensageiros do sistema nervoso, anatomia de um neurônio, contatos neurônio, sinapses, neurônio do sistema nervoso, neurônios como mensageiros, registrando a atividade elétrica do neurônio, neurotransmissores, e comportamento, cérebro, comportamento e cognição ,perspectivas do funcionamento do cérebro, córtex cerebral, lobos corticais, tálamo, sistema límbico, cerebelo e ponte, formação reticular,Dois cérebro humanos, diferenças entre dois hemisférios, estudos de paciente com cérebro dividido, controversas sobre os hemisférios, o cérebro em constante mutação, substância químicas, lesão e recuperação, envelhecimento, sistema de endócrino, uma parceria, sistema nervoso, semelhanças e diferenças, hormônios e comportamento,Aprendizagem comportamental ,condicionamento respondente, princípios e aplicações ,extinção e recuperação e distribuição espontânea, generalização e discriminação de estimulo, contra condicionamento, condicionamento operante, operantes, reforçamento, negativo , positivo, modelagem, extinção e recuperação espontânea, generalização e descriminação de estimulo, reforçadores intrínsecos, extrínsecos, esquemas de reforçamento, punição positiva, negativa, desvantagens dos estímulos punitivos potenciais, quando experimentar estímulos punitivos potenciais ,comportamento complexo, encadeamento, controle de estímulo, operante coincidente e superstições, autônomo e biofeeaback, aprendizagem por observação, oq eu ensinam os modelos, quem imita quem? Natureza da percepção , contribuições do meio ambiente, contribuições do sujeito da percepção, atenção, operações sensoriais, sentidos químicos, paladar , olfato, sentidos de posição, cinestésico, vestibular, sentidos cutâneos: contato, pressão, calor, frio e dor, audição, ondas sonoras, anatomia do ouvido, cérebro, e audição, visão, onda luminosas, anatomia do olho, da retina ao cérebro, movimentos do olhos, imagens retinianas versus percepções visuais ,percebendo objetos, abordagem gestáltica, figura e fundo, constância, bases fisiológicas da percepção de objetos, processando informação de olhos, cérebro, universidade da percepção de cores,Aprendizagem comportamental ,condicionamento respondente, princípios e aplicações ,extinção e recuperação e distribuição espontânea, generalização e discriminação de estimulo, contra condicionamento, condicionamento operante, operantes, reforçamento, negativo , positivo, modelagem, extinção e recuperação espontânea, generalização e descriminação de estimulo, reforçadores intrínsecos, extrínsecos, esquemas de reforçamento, punição positiva, negativa, desvantagens dos estímulos punitivos potenciais, quando experimentar estímulos punitivos potenciais ,comportamento complexo, encadeamento, controle de estímulo, operante coincidente e superstições, autônomo e biofeeaback, aprendizagem por observação, oq eu ensinam os modelos, quem imita quem? Natureza da percepção , contribuições do meio ambiente, contribuições do sujeito da percepção, atenção, operações sensoriais, sentidos químicos, paladar , olfato, sentidos de posição, cinestésico, vestibular, sentidos cutâneos: contato, pressão, calor, frio e dor, audição, ondas sonoras, anatomia do ouvido, cérebro, e audição, visão, onda luminosas, anatomia do olho, da retina ao cérebro, movimentos do olhos, imagens retinianas versus percepções visuais ,percebendo objetos, abordagem gestáltica, figura e fundo, constância, bases fisiológicas da percepção de objetos, processando informação de olhos, cérebro, universidade da percepção de cores, cegueira para a cores e imagem persistente de cores, teorias tricromática e de processos oponentes, percebendo profundidade, indicadores de profundidade binoculares, indicadores de profundidade monoculares, desenvolvimento visual, o mundo visual do recém nascido, percepção inicial de profundidade, desenvolvimento perceptivo após a infância, influências sensoriais e motoras, a visão em transformação, privação sensorial, adaptação a input sensorial distorcido, estados psicológicos, percepção extra sensorial, evidência casuística, investigações de laboratório, consciência na vigília; postura e foco, ritmos da consciência na vigília, estados de consciência alterados, sono, sonhos, hipnose ,intoxicação por maconha,, |
3. ed. |
|
|