3644 |
Tomada de decisão gerencial |
enfoque multicritério |
GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro |
GOMES, Carlos Francisco Simões |
Definição de decisão , análise de cenários ,atores da decisão , influência da cultura no apoio á decisão , teoria dos sistemas , processos decisórios , métodos e metodologias aplicáveis ao processo decisório , condições de decisão e tipos de problemas , decisões sob incerteza , decisões sob risco , técnicas qualitativas de auxílio á decisão,
Riqueza no enforque multicritério ,métodos multicritério de apoio a decisão , decisão em grupo , fundamentação analítica do apoio multicritério á decisão ,vantagem da utilização do apoio multicritério a decisão como quadro de referência analítico dos sistemas de apoio á decisão , planejamento estratégico e prospectivo com sistemas de informação ,consideração sobre a decisão , tomada de decisão intuitiva, prospectiva, planejamento com cenários , sistemas de informação , planejamento estratégico , decisão em grupo e negociação , metodologia multicritério para redução de conflitos , teoria da utilidade multiatributo para caso de dois atributos , procedimento para avaliação da função utilidade multiatributo como método , aplicabilidade de teoria da utilidade multiatributo , os métodos electre I e electre II , esclarecimentos terminológicos, teorias que tratam do não determinismo ,formulação multiobjetivo , outros métodos quantitativos de apoio á decisão .
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5. ed. rev. ampl. |
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3643 |
Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos |
guia PMBOK |
Project Management Institute |
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Administração de projetos; PMBOK; Liderança; Gerenciamento de projetos; Gerenciamento de operações; Gerenciamento de programas; Gerenciamento de portfólio; Ciclo de vida do projeto; Comunicação organizacional
O que é um projeto
Relacionamento entre portfólios, programas e projetos
Gerenciamento de projeto
Gerenciamento organizacional
Gerenciamento de programas
Gerenciamento de portfolios
Projetos e planejamento estratégico
Escritório de gerenciamento de projetos
Escritório de gerenciamento de projetos
Valor do negócio
Papel do gerente de projetos
Responsabilidades e competências do gerente de projetos
Habilidades interpessoais de um gerente de projetos
Conhecimento em gerenciamento de projetos
Influências organizacionais e ciclo de vida do projeto
Culturas organizacionais
Estilos organizacionais
Comunicações organizacionais
Estruturas organizacionais
Ativos de processos organizacionais
Fatores ambientais da empresa
Partes interessadas e governança do projeto
Partes interessadas no projeto
Governança do projeto
Sucesso do projeto
Equipe do projeto
Composição das equipes dos projetos
Ciclo de vida do projeto
Fases do projeto
Processos de gerenciamento de projetos
Interações comuns em processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupo de processos de iniciação
Grupo de processo de planejamento
Grupo de processo de execução
Grupo de processos de monitoramento e controle
Grupo de processos de encerramento
Informação do projeto
Papel das áreas de conhecimento
Gerenciamento da integração do projeto
Desenvolver o termo de abertura do projeto
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Realizar o controle integrado de mudanças
Encerrar o projeto
Encerrar a fase
Gerenciamento do escopo
Criar estrutura analítica do projeto EAP
EAP
Validar o escopo
Controlar o escopo
Gerenciamento do tempo do projeto
Planejar o gerenciamento do cronograma
Definir atividades
Sequenciar as atividades
Estimar os recursos das atividades
Estimar a duração das atividades
Desenvolver cronograma
Controlar cronograma
Gerenciamento dos custos do projeto
Planejar o gerenciamento dos custos
Estimar os custos
Determinar o orçamento
Controlar os custos
Gerenciamento da qualidade do projeto
Planejar o gerenciamento da qualidade
Realizar a garantia da qualidade
Controlar a qualidade
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Planejar o gerenciamento dos recursos humanos
Planejar o gerenciamento dos recursos humanos
Mobilizar a equipe do projeto
Desenvolver a equipe do projeto
Gerenciar a equipe do projeto
Gerenciamento das comunicações do projeto
Planejar o gerenciamento das comunicações
Gerenciar as comunicações
Controlar das comunicações
Gerenciamento dos riscos do projeto
Planejar o gerenciamento dos riscos
Identificar os riscos
Realizar a análise qualitativa dos riscos
Realizar a análise quantitativa dos riscos
Planejar as respostas aos riscos
Controlar os riscos
Gerenciamento das aquisições do projeto
Planejar o gerenciamento das aquisições
Conduzir as aquisições
Controlar as aquisições
Encerrar as aquisições
Gerenciamento das partes interessadas do projeto
Planejar o gerenciamento das partes interessadas
Gerenciar o engajamento das partes interessadas |
5. ed. |
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3642 |
Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento |
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ROSINI, Alessandro Marco |
PALMMISANO, Angelo |
A evolução dos sistemas de informação , a empresa como sistema , a tecnologia, classificação dos sistemas de informação ,sistemas de informações transacionais, , sistemas de informações especialistas, sistemas de automação , sistemas de informações gerencias, sistemas de apoio a decisão , estruturas alternativas do SAD ,exemplos dos métodos para o desenvolvimento do SAD, uma arquitetura para os SAD, inteligência artificial e sistemas especialistas, o conceito de Data Warehouse, Data Mining processo analítico , bancos de dados multidimensionais, processo de transações ,repositórios de dados operacionais,, recursos envolvidos nos sistemas de informação , hardware , software , business, a visão do futuro , envolvimento dos profissionais e o decision making, , o novo perfil do administrador , mudanças no trabalho, a tecnologia e o gerente do futuro , a estrutura da nova organização , a era da informação , métodos e processos , metodologia , enfoques históricos, ferramentas, metodologia de desenvolvimento e implementação de projetos , qualidade , treinamento , projeto , o planejamento da empresa, tecnológico, plano diretor, equipes, mudanças organizacional, transformação organizacional, o papel individuo na mudança , os processos , os novos paradigmas da organização, o foco no conhecimento , o conhecimento e a verdade , classificação do conhecimento , gestão do conhecimento , momento atual, mudanças , pessoas, a cultura e o clima organizacional , a cultura organizacional versus ativos materiais , análise dos processos de mudança estágios de desenvolvimento da empresa , tecnologia da informação , conhecimento, resgates dos padrões éticos , a ética, , ética grega antiga , o idealismo platônico , o realismo aristotélico , a ética estoica, a ética epicurista, Kantiana , o utilitarismo de John Stuart Mill , ética e impactos sociais, impactos sociais da tecnologia da informação ,a aética da tecnologia e sistemas, composição do código de éticas em computação , ERP e os portais de informação , definições, benefícios dos sistemas ERP , CRM ,BPM, os portais da internet, considerações sobre a finalidade de uso , governança corporativa e tecnologia da informação , princípios TI , glossários de termos , relação de tabelas, relação de figuras, |
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3641 |
Administração financeira e orçamentária |
matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial |
HOJI, Masakazu |
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Administração financeira; Orçamento empresarial; Matemática financeira; Inflação; Juros; Administração do capital; Orçamento de capital; Análise financeira; Demonstrações contábeis; Administração de riscos; Modelo de orçamento; Análise de custos; Finança |
12. ed. |
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3640 |
Planejamento, programação e controle da produção |
MRP II/ ERP: conceitos, usos e implantações: bases para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão |
CORRÊA, Henrique Luiz |
GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira; CAON, Mauro |
Importância estratégica do sistema de administração da produção, conceito de planejamento, questões e tópicos para discussão, conceitos de gestão de estoques, função, razões para o surgimento/manutenção de estoques, modelo básico de gestão de estoques, gestão de estoques de itens de demanda dependente, questões e tópicos para discussão, planejamento de necessidades materiais, conceito de cálculo de necessidade de materiais, mecânica do MRP, informações de posição de estoques, estrutures de produto, parametrização do sistema, gestão por exceções, questões e tópicos para discussão, sistema MRP( Manufacturing Resources Planning), de MRP para MRP II, principais módulos do MRP II, estrutura do sistema MRP II, planejamento de vendas e operações ,porque Sales & Operations planning? Que é o S&OP, processo de Sales, planejamento mestre da produção, gestão de demanda, processo de previsão de vendas, DRP, gestão do nível de serviço ao cliente, planejamento de capacidade no MRP II, planejamento de capacidade de longo prazo-RRP ,planejamento de capacidade de médio prazo-RCCP ,planejamento de capacidade de curto prazo- CRP, gestão da capacidade no curtíssimo prazo, sistema de programação da produção com capacidade finita, MES e SPC, sistema Híbridos com OMRP II/ERP, sistema Híbridos MRPII + JIT, sistema ERP, implantação do sistema MRPII, equipe de implantação, macroatividades básicas, gestão do processo de implantação como um projeto, gestão de processo e mudança.
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5. ed. |
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3639 |
Consultoria empresarial |
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CROCCO, Luciano |
GUTTMANN, Erik |
O contexto da ambiental, conceitos básicos, conceitos de consultoria empresarial, motivos de contratação de consultoria, necessidade de maior conhecimento, falta de tempo, política empresarial, tendências da consultoria, principais tendências, principais temas para alerta aos executivos, o profissional de consultoria, premissas da consultoria, características, comportamento, habilidade, conhecimento, qualificações, experiência, educação, diferenciais,contorno e extensão do trabalho, resultados esperados e duração dos trabalhos, segmentação de mercado, distância, envolvimento com a estrutura do cliente, local de trabalho, formas de trabalho, especialista ou generalista, produto ou serviço definição do produto, características do produto, curso de oportunidade, fragmentação do processo, uso de tempo, avaliação do retorno, parâmetros de acompanhamento, intensidade de contatos, responsabilidades e transparência, determinando preços, remuneração, despesas gerais, lucro, competidores,economia do ambiente, formas de reconhecimento,plano mercadológico, praça, promoção posicionamento,Consultor interno ou consultor externo, estrutura , consultoria artesanal, pacote ,abrangência, consultoria especializada, consultoria total, formas de relacionamento, consultor associado, autônomo, virtual, contratação dos serviços de consultoria,
A vista prospectiva, análise preliminar e coleta de dados, natureza das perguntas, a proposta de consultoria, conteúdo da proposta, reuniões de contratação, administração e avaliação dos serviços de consultoria, métodos de coleta de dados ,o diagnóstico, estabelecendo indicadores de desempenho e de resultados, presença e tempo de permanência junto ao cliente, aspectos metodológicos, estilos de atuação, aspectos comportamentais, os relatórios finis, trabalhos subsequentes, ética do consultor , ética individual e empresarial, ética do consumidor, relação com o cliente, relação com a comunidade, relação com a categoria profissional, consultoria em tempo de euforia e em tempos de crise, miopia empresarial, euforia de mercado, crise, na psicologia, na teoria sistêmica, no mundo corporativo, lógica difusa ou lógica fuzzy, o consultor na gestão de mudanças: principais desafios e atividades, mudança, definição de gestão de mudança, desafios da mudança, o ciclo da mudança, os campos da força, o processo da mudança, PDCA, instrumentos comportamentais, protagonismo, pertencimento e propriedade, resiliência .
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3. ed. |
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![3 Disponíveis](https://www.faculdadecienciasdavida.com.br/imgs/icons/progressBarGreen.png)
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3638 |
Gestão de pessoas |
estratégias e integração organizacional |
ARAUJO, Luis César G. de |
GARCIA, Adriana Amadeu |
Gestão de pessoas, corpo funcional, clima organizacional, etapas para um processo de comunicação, a organização, quick case, estudo de caso, recrutamento e seleção, formas de remanejamento, técnicas de recrutamento, etapas de um processo de seleção, os dez mandamentos da gestão de pessoas, os vinte mandamentos da gestão de pessoas, vantagens limitações, plano misto, cargos e salários, contextualização, motivação, desempenho, recompensas, reforçadores de comportamento, punições, funções da gestão de pessoas, ações estratégicas, implantação do plano de cargos e salários, remunerações, remuneração funcional, foco no cargo, remuneração variável, custo de absorção, vantagens da utilização, treinamento e desenvolvimento, aplicação de treinamento, finalidade de treinamento, vantagens dos treinamentos, limitações dos treinamentos, plano de carreira, estrutura de carreira, planejamento de carreira, avaliação convencional e diferenciada de desempenho, benefícios sociais, benefícios mais aplicados, planos estratégicos, custos de absorção, saúde e segurança no ambiente de trabalho, saúde do trabalho, elementos pertencentes ao ambiente de trabalho, riscos pertencentes ao ambiente de trabalho, segurança do trabalho, prevenção de acidentes, prevenção de incêndio, custos de absorção, abordagem organizacional, teoria das organizações, arquitetura organizacional, modelo congruente, os sete c, terceirização, benefícios, gestão pela qualidade total, encantando os clientes, retrabalho, desperdício, sensibilização das pessoas da organização, benchmarking, tipologia, aprendizagem organizacional, empowerment, open-book management, os sete erros, gestão e organização horizontal, ruídos na hierárquica, reengenharia, gestão e organização reversa, engenharia reversa, balanced scorecard, BSC, coaching, etapas de um processo de coaching, mentoring, governança coorporativa, atividades da governança coorporativa, terceirização, seleção de sujeitos, analise e tratamento dos dados, técnicas gerenciais, demandas contemporâneas para o gestor de pessoas, cultura organizacional, poder, liderança, elementos formadores, redesenhando o desenvolvimento organizacional, DO, mudanças organizacionais, fontes de poder, instrumentos de poder, autoridade, jogos de poder, liderança, cultura organizacional, poder, liderança, características do líder, compromissos do líder, estilos de liderança, abordagens, relações trabalhistas, sindicatos, negociação coletiva, sistema de regulamentação, gestão de pessoas e sindicato, envolvimento pleno do gestor de pessoas, estratégias organizacionais, administração de recursos humanos, atribuições do administrador, atribuições do gestor de pessoas, primeiros 100 dias, gestor estratégico, condicionantes atitudinal, condicionantes comportamental, ação estratégica, reação estratégica, modelos de ação estratégica |
3. ed. |
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![4 Disponíveis](https://www.faculdadecienciasdavida.com.br/imgs/icons/progressBarGreen.png)
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3637 |
Gestão de recursos humanos |
tradicional e estratégica |
FIDELIS, Gilson José |
BANOV, Márcia Regina |
Recursos humanos; Administração de pessoal; RH; |
3. ed. |
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![5 Disponíveis](https://www.faculdadecienciasdavida.com.br/imgs/icons/progressBarGreen.png)
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3636 |
Administração de recursos humanos |
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BOHLANDER, George W. |
SNELL, Scott A. |
Recursos humanos; Administração de pessoal; RH; |
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3635 |
Administração financeira |
teoria e prática |
BRIGHAM, Eugene F. |
EHRHARDT, Michael C. |
Administração financeira; Corporações; Finanças; Ambiente financeiro; Demonstrações financeiras; Fluxo de caixa; Impostos; Avaliação de títulos; Taxas de juros; Risco; Retorno; Avaliação de ações; Avaliação de empresas; Opções financeiras; Finanças corpo |
3. ed. |
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3634 |
Curso de administração financeira |
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ASSAF NETO, Alexandre |
LIMA, Fabiano Guasti |
Administração financeira; Finanças; Cálculo financeiro; Demonstração financeira; Desempenho operacional; Valor; Cálculo financeiro; Avaliação; Análise de investimento; Finanças; Risco; Custo; Estrutura de capital; Decisões de financiamento; Dividendos; A |
3. ed. |
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3633 |
Análise financeira de balanços |
abordagem gerencial |
MATARAZZO, Dante Carmine |
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Objetivos da análise de balanços , panorama das técnicas de análise de balanços , estrutura das demonstrações financeiras , principais contas do balanço e demonstração de resultados ,correção monetária integral , padronização das demonstrações financeira e empresa , avaliação do desempenho empresarial , análise através de índices ,descrição detalhadas de índice ,passos do método de avaliação , uso de planilha de avaliação , análise horizontal/vertical ,tópicos especiais de análise de balanços ,econômico e financeiro , como surge o ativo e passivo , conceito e formação do capital circulante líquido , liquidez e fluxo de caixa , limite de endividamento , o risco dos empréstimos bancários , índices de avaliação de ações ,elaboração da demonstração do fluxo de caixa ,análise da gestão de caixa , comparação entre a DFLC , a demonstração do fluxo líquido de caixa da Cia .Big e sua análise ,índices de prazos médios ,a inter-relação dos índices de prazo médios , como calcular corretamente os prazos médios , análise do capital de giro , alavancagem financeira , alguns aprimoramento dos conceitos de taxa de retorno , a alavancagem financeira da Cia, desdobro das taxas de retorno , o modelo completo de análise de rentabilidade , diagnósticos e soluções empresariais , modelo de avaliação , análise vertical x horizontal , análise da necessidade de capital de giro , fluxo liquido de caixa , análise de rentabilidade . |
7. ed. |
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3632 |
Auditoria de processos organizacionais |
teoria, finalidade, metodologia de trabalho e resultados esperados |
DIAS, Sergio Vidal dos Santos |
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O que é auditoria interna , diferença entre auditoria interna e externa ,modalidade de auditoria desempenhada , terceirização da área de auditoria interna, qual a finalidade e uma área de auditoria interna, o perfil e conhecimento desejado para se obter sucesso como auditor interno, evolução da auditoria interna , atuação da área de auditoria interna ,o que a alta gestão espera de uma área de auditoria interna , atuação da área de auditoria considerando a estrutura organizacional da empresa, criação de cultura de controle na organização , criação de celeiro de executivos, introdução á auditoria de processo, o que é auditoria de processos , avaliação dos controles internos ,documentação dos controles internos ,o que significa a existência de algum risco, finalidade dos procedimentos de autoria , relação com as demais modalidades de auditoria , definição dos processos prioritários , aplicabilidade de uma auditoria de processo , documentação do fluxo e de seus procedimentos , conclusão sobre os objetivos envolvidos , conhecimentos dos riscos inerentes, identificação dos controles adotados , os controles adotados suportam os riscos existentes ,o que é COSO ? Sarbanes - Oxley , governança corporativa , possíveis melhorias nos controles adotados ,definição dos procedimentos de auditoria , conclusão sobre o controle adotado, controles que precisam de possíveis melhorias ,acompanhamento do plano de ação , avaliação da eficácia das ações corretivas, metodologia de trabalho , programação anual dos trabalhos de auditória , índice proposto para auditória de processo, possíveis geradores de melhorias ,pontos para auditorias futuras , ata da reunião de definição dos projetos do trabalho , planejamento do projeto , macrofluxo do processo , fluxo detalhado do processo , gráfico de causa e efeito ,pontos de auditoria ,programa de trabalho , documentação dos testes e metodologia , revisão dos papéis de trabalho , auditória da tecnologia da informação (TI) ,elaboração do relatório final, forma de apresentação do resultado da auditoria, definição do plano de ação e seu acompanhamento , medição da eficácia das ações corretiva implantadas ,resultados obtidos pela área de auditoria , relatório de desempenho da área de auditória . |
4. ed. |
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3631 |
Introdução à administração financeira e orçamentária |
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LUZ, Adão Eleutério da |
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Administração financeira; Administração orçamentária; Orçamento empresarial; |
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3630 |
Gestão da produção industrial |
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PARANHOS FILHO, Moacyr |
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Administração clássica e a produção, produção sob o enforque sistêmico, estrutura organizacional do setor produtivo, tecnologia de produção , qualidade, produtividade, confiabilidade na entrega , flexibilidade do sistema produtivo , planejamento da operação, tecnologia de manufatura, principais processos de transformação. |
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